Sobre
Luisa Aragão
Sou psicóloga há 14 anos e atuo na clínica desde 2013. Para mim, a melhor parte do meu trabalho é poder me encontrar, cotidianamente, com a diversidade e a sensibilidade humana. Entendo que somos, constantemente, subjetivadas pela realidade na qual estamos inseridas, e, por isso, procuro ter um olhar interseccional sobre quem atendo. Meus focos principais são as questões de gênero e sexualidade.
Sigo a abordagem da Psicologia Analítica e a terapêutica da Dra. Nise da Silveira, ou seja, trabalho com o diálogo entre inconsciente e consciência, de forma criativa. Cada sessão é baseada no diálogo, numa conversa honesta entre nós, e, além da fala, também costumo incentivar muito a prática de diferentes técnicas expressivas, como pintura, desenho, modelagem. Segundo as bases teóricas que sigo, as expressões criativas facilitam na elaboração de conteúdos psíquicos mais profundos.
Caso você esteja querendo começar ou retomar seu processo analítico, fica à vontade para falar comigo. Você pode conhecer mais do meu trabalho no meu Instagram (@lu.psipoetica) e me enviar um e-mail no lupsijung@gmail.com
Os atendimentos são online, com uma hora de duração.

Narrar sua história
Clínica psicológica como
Espaço Criativo
Maya Angelou, no livro Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, escreve que “não há agonia maior do que carregar uma história não contada dentro de você”. Isto, porque contar uma história não significa apenas narrá-la, mas, principalmente, ter sua autoria.
Enquanto vivemos nossas histórias sem nos relacionarmos com elas, vivemos apenas sob a perspectiva do sujeito, do assujeitado, aquele vinculado ao passado, às histórias pregressas. Estas sendo boas ou ruins, quando não contadas, seguem nos deixando no lugar de seres determinados por tais e tais experiências. No entanto, no ato de narrar instigado pela clínica analítica, há um convite para que essas histórias passadas sejam revisitadas, o que, geralmente, leva a ressignificações.
Particularmente, entendo que esta é a arte de uma clínica criativa! O passado só tem importância quando visitado pelo nosso futuro, o tempo interessado em nos ver diferentes, vivendo novidades.
Muitas vezes, na clínica, ouço pessoas preocupadas em “repetir” determinada história; mas isso nunca é real. Quando contamos e recontamos alguma história, sempre fazemos de forma diferente e, portanto, nova. A cada novo ato de narrar, encontramos perspectivas e aspectos que nos levam a diferentes imagens e afetos, os grandes agentes psíquicos de transformação.
Por isso, o propósito da clínica é este: buscar diferentes formas de linguagem para que você, em posse dessa(s) ferramenta(s), consiga se expressar, porque, ao contar sobre si, você conseguirá encontrar sentido naquilo que viveu, vive, viverá. A clínica que trabalha em parceria com sua criatividade é a clínica que quer que você se expresse, porque sabe que, assim, você terá autoria sobre sua história.
Formação acadêmica
2024 - Atual
Especialização na terapêutica da Dra. Nise da Silveira (Museu de Imagens do Inconsciente e UNIMES)
2021 - 2022
Formação em Psicologia Analítica (Instituto Dédalus)
2009 - 2010
Estágio na Casa das Palmeiras - criada pela Dra. Nise da Silveira
2007 - 2011
Graduação em Psicologia (IBMR)
2013 - Atual
Atendimento clínico psicológico
2012 - 2014
Especialização em Psicologia Analítica (IJRJ)
